Matéria publicada em 06/09/2019 às 19:09:18

Fonte: ASSESSORIA

Desfile cívico da Escola Jorge Teixeira celebra a Independência e promove inclusão da LIBRAS

Projeto pioneiro “Mãos que Interagem” desenvolvido pela SEMED na instituição promove aulas da Língua Brasileira de Sinais a todos os alunos.

Um ato cívico em comemoração à semana da pátria com o tema “Cidadania: Respeite a Pátria!” e repleto de inclusão social foi realizado na manhã desta sexta-feira (6), no Jardim Jorge Teixeira, envolvendo os alunos da Escola Jorge Teixeira e a fanfarra da Escola Jorge Luiz Moulaz.
O projeto pioneiro “Mãos que Interagem”, da Prefeitura de Ariquemes, o qual é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) na Escola Jorge Teixeira, que possui 5 alunos surdos, promove aulas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), aos 327 alunos de ensino infantil e fundamental I. 

Antes de iniciarem o desfile, as crianças se reuniram no pátio da escola e fizeram uma apresentação com a oração do “Pai Nosso” e o hino de Ariquemes, todos em LIBRAS. Em seguida, cheios de alegria, os alunos desfilaram pelas ruas do bairro.

A diretora da escola, Osvanilda Moreira Marcelino, comentou que é muito importante estimular o sentimento de patriotismo e cidadania desde cedo, através das crianças. “Desde quando as crianças entram na escola, nós começamos a trabalhar a cidadania. Atualmente vivemos em uma sociedade em que a cultura está se perdendo, então é de suma importância que seja trabalho com as crianças esse momento de construção de patriotismo”, declarou.

Para a Secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus, o desfile realizado pelas crianças no bairro faz com que haja uma maior interação com a comunidade local. “Observamos que existe um envolvimento muito maior da comunidade, às vezes os pais não têm como irem acompanhar os filhos na avenida e vão até a comunidade escolar. Isso é muito bom e reflete muito na interação tanto dos professores, dos alunos, quanto dos pais”, citou.

Projeto “Mãos que Interagem”

A ação começou a ser desenvolvida na Escola Jorge Teixeira em 2017, e desde então, tem gerado excelentes resultados para a comunicação dos alunos ouvintes, que recebem aulas de LIBRAS, com os alunos surdos, que recebem aulas de Língua Portuguesa. Segundo a professora e intérprete do projeto, Francenilda Oliveira, a aprendizagem da LIBRAS transformou a rotina escolar com a interação de todos.

“Muitas das crianças surdas pequenas que chegam na escola não possuem a fluência da primeira língua delas, que é a LIBRAS, e na escola, a gente ministra o aprendizado. Em muitas escolas a gente vê a acessibilidade da pessoa surda com o intérprete, que é muito importante também, mas aqui eles conseguem interagir com toda a comunidade escolar, então na hora do recreio todos os alunos se interagem”, frisou.

A diretora destacou que a implantação do projeto na instituição foi um grande presente, o qual tem colhido bons frutos para a comunidade surda, através da integração na sociedade e pela liberdade de comunicação.

Cleuzeni Maria destacou a importância de a SEMED desenvolver a inclusão das crianças com deficiência auditiva nas escolas. “A Lei garante o direito de as crianças surdas estarem inclusas no meio das crianças que não apresentam a deficiência auditiva. As próprias crianças também já estão crescendo com o entendimento de não ter preconceito e ver os colegas como uma pessoa capaz”, concluiu. 

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

21/09/2019 • Corrida ao ar livre: Por que essa prática ajuda a desestressar? 21/09/2019 • Prefeitura de Ariquemes revitaliza e reinaugura trilha ecológica no Parque Botânico 06/09/2019 • Prefeitura entrega parquinho e condicionadores de ar na Escola Jorge Teixeira e CMEI Balão Mágico 06/09/2019 • Desfile cívico da Escola Jorge Teixeira celebra a Independência e promove inclusão da LIBRAS 04/09/2019 • Mulher consegue autorização da Justiça para cultivar maconha em casa para fim medicinal 04/09/2019 • Em Rondônia, projeto Plantar realiza maior operação de recuperação de áreas do país 04/09/2019 • Estelionatário tenta sacar mais de R$ 57 mil e acaba preso com grande falsário 22/08/2019 • Incêndio de grandes proporções destrói prédio de empresa em Ji-Paraná 22/08/2019 • Mulher tenta matar o filho de 5 meses asfixiado em Porto Velho 22/08/2019 • Reunião no MP discute execução de Plano de Gestão Ambiental para reforçar combate às queimadas

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais