Matéria publicada em 21/09/2019 às 00:27:35

Prefeitura de Ariquemes revitaliza e reinaugura trilha ecológica no Parque Botânico

Depois de passar quatro anos desativada, trilha oferece à comunidade nova atração de lazer. Evento na manhã desta sexta (20) teve a presença de vários alunos e autoridades.

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), reinaugurou na manhã desta sexta-feira (20), a Trilha Ecológica dentro do Parque Botânico da cidade. Sendo mais uma forma de lazer e entretenimento, a trilha com pouco mais de 1,5 quilômetro dispõe aos visitantes uma intensa vegetação de mata primária.
Participaram do evento e da primeira caminhada na trilha, os alunos das Escolas Municipais Pedro Louback, Dirceu de Almeida e Levi de Freitas, além de estudantes da Escola Ricardo Cantanhede, Escola Adventista e Jovens Aprendizes. O Prefeito Thiago Flores e os veradores Natan Lima (PTB), Renato Padeiro (PDT), Nairton da Saúde (PP), Zul Pinheiro (PP), Graça Daveli (PTB), Vanilton Cruz (SD) e Joel Martins (DEM) também estiveram presentes.
O Secretário de Meio Ambiente, Vilmar Ferreira, agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Obras (SEMOSP), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Câmara dos Vereadores e comércio local, para conseguir concluir o projeto de revitalização da Trilha Ecológica.
Para Vilmar, o momento foi de intensa alegria em poder rever a trilha em funcionamento para propiciar mais uma atração para os visitantes do parque.
“Estamos bastante felizes com a concretização desse projeto, o qual idealizamos desde o primeiro dia que assumi a secretaria. Eu entendo que um patrimônio desse não podia ser relegado em segundo plano. A trilha estava fechada desde 2015 e a nossa comunidade merece um ambiente como esse, de lazer, entretenimento e cultura”, destacou.
Ao longo da extensão da trilha, as árvores possuem placas com o nome popular e científico para identificar todas as espécies existentes no local. Além disso, o Parque Botânico possui 50 placas com QR Code, onde o visitante consegue acessar o Guia Zoobotânico e ter a informação de tudo que existe dentro do parque.
“Temos a identificação botânica de todas as espécies. Isso acaba sendo uma forma para que as pessoas comecem a conhecer a vegetação da nossa região, pois tem muita gente que pergunta qual o tipo de árvore que está vendo”, comentou o Secretário de Meio Ambiente.
Segundo a SEMA, a segurança da Trilha Ecológica será reforçada pelos agentes da Guarda Municipal Comunitária (GMC).

SUSTENTABILIDADE, INCLUSÃO E RESSOCIALIZAÇÃO

Todas as madeiras utilizadas para revitalização da Trilha Ecológica são oriundas de apreensões e destinadas à SEMA pelo Juizado Especial Criminal (JECRIM), ou seja, sem nenhum custo para o Executivo Municipal. Parte da mão de obra para a construção foi realizada por detentos do Regime Semiaberto, participantes do projeto “Construindo a Liberdade”.
“O que nos orgulha muito em poder fazer esse trabalho é o de resgatar tanto a dignidade dessa madeira que foi apreendida como objeto de crime, como resgatar a dignidade das pessoas que trabalham conosco, isso é muito importante”, concluiu o secretário.

Comente Pelo Facebook

 

ÚTLIMAS NOTÍCIAS

22/09/2019 • Criança de 2 anos é espancada até a morte no Bairro Mal. Rondon,pai e madrasta são os principais suspeitos 21/09/2019 • Corrida ao ar livre: Por que essa prática ajuda a desestressar? 21/09/2019 • Prefeitura de Ariquemes revitaliza e reinaugura trilha ecológica no Parque Botânico 06/09/2019 • Prefeitura entrega parquinho e condicionadores de ar na Escola Jorge Teixeira e CMEI Balão Mágico 06/09/2019 • Desfile cívico da Escola Jorge Teixeira celebra a Independência e promove inclusão da LIBRAS 04/09/2019 • Mulher consegue autorização da Justiça para cultivar maconha em casa para fim medicinal 04/09/2019 • Em Rondônia, projeto Plantar realiza maior operação de recuperação de áreas do país 04/09/2019 • Estelionatário tenta sacar mais de R$ 57 mil e acaba preso com grande falsário 22/08/2019 • Incêndio de grandes proporções destrói prédio de empresa em Ji-Paraná 22/08/2019 • Mulher tenta matar o filho de 5 meses asfixiado em Porto Velho

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a Reporternoticia.com.br

Netmidia - Soluções Digitais